EMBAIXADORA DA FRANÇA IDENTIFICA OPORTUNIDADE DE COOPERAÇÃO NO HUAMBO
O Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, recebeu em audiência, nesta segunda-feira 15 de Dezembro, a Embaixadora da França em Angola, Sophie Aubert, que se encontra na província com o objectivo de identificar novas oportunidades de cooperação bilateral.
Durante o encontro, o Governador manifestou total disponibilidade para reforçar a cooperação em diversas áreas estratégicas, com destaque para a agricultura, indústria, recursos naturais, tecnologias e capacitação de quadros, sublinhando que as autoridades locais estão empenhadas em encontrar soluções concretas que permitam maximizar os benefícios dos acordos de cooperação existentes entre os dois países.
Segundo Pereira Alfredo, está em curso a exploração de mecanismos de coordenação entre a província do Huambo e territórios franceses com características semelhantes, com vista ao reforço da cooperação descentralizada e ao aproveitamento das oportunidades previstas nos acordos assinados entre o Governo de Angola, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, e o Governo da República Francesa.
O Governante destacou igualmente a importância estratégica de infraestruturas estruturantes para o desenvolvimento, como o Corredor do Lobito, que classificou como um eixo fundamental não apenas para a região Centro-Sul, mas para Angola e além-fronteiras, defendendo a continuidade e o aprofundamento da cooperação neste domínio, bem como apresentou as potencialidades turísticas do Huambo, realçando a aposta do governo da província na dinamização do turismo como factor de crescimento económico e geração de empregos.
Pereira Alfredo realçou ainda a existência, já em funcionamento, de uma escola da Rede Eiffel, como prova concreta da cooperação francesa na província, defendendo a necessidade de aprofundar e ampliar esta parceria, nomeadamente através do acesso às estruturas de inovação e às instituições de excelência da França.
Por sua vez, a Embaixadora da França em Angola Sophie Aubert, afirmou que existem diversas áreas de interesse comum entre a França e a província do Huambo, com destaque para a cooperação no sector veterinário, que já decorre há vários anos com a Faculdade de Veterinária, sublinhando a importância de se proceder a um balanço desta parceria com vista ao seu reforço no futuro.
A diplomata destacou igualmente a importância de se firmar cooperação cultural, através do Centro Cultural no Huambo, considerando-o um instrumento essencial para o fortalecimento das relações bilaterais. Segundo Sophie Aubert, estas iniciativas visam conferir maior coesão e robustez à relação entre a França e a província do Huambo, que classificou como um território de grande potencial.
Durante a sua permanência na província, a Embaixadora vai visitar vários empreendimentos relevantes, entre os quais a fábrica de produção de vacinas animais, actualmente em construção, as instituições de formação, bem como o Pólo Industrial e a Plataforma Logística da Caála, considerados activos importantes para potenciar o desenvolvimento económico do Huambo.