• ESPECIALISTAS NO HUAMBO ANALISAM DESAFIOS AMBIENTAIS EM MESA REDONDA


    Sob o lema “Qualidade ambiental, preservar o bem comum para um futuro sustentável”, realizou-se nesta sexta-feira, o acto provincial em alusão ao Dia Nacional do Ambiente, que se assinala a 31 de Janeiro.

    A cerimónia, que teve lugar no auditório do Centro Cultural Manuel Rui, foi marcada pela realização de uma mesa-redonda subordinada ao tema Resiliência Climática, Transição Energética e Gestão de Resíduos Sólidos.

    Na sua intervenção, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Azevedo Cambiambia, considerou o ambiente como a base de toda a vida, a infra-estrutura essencial da economia e o legado mais precioso a proteger.

    O responsável sublinhou ainda a importância do engajamento colectivo face aos desafios globais e nacionais, com destaque para as alterações climáticas, a pressão sobre os recursos naturais e os imperativos da diversificação económica.

    Segundo Azevedo Cambiambia, a resposta a estes desafios exige uma visão integrada e corajosa, assente numa governação ambiental proactiva, capaz de transformar desafios em oportunidades para uma economia mais verde, resiliente e inclusiva, baseada numa gestão eficiente de resíduos, na protecção das bacias hidrográficas e na promoção da cultura de sustentabilidade.

    O acto ficou igualmente marcado pela entrega de menções honrosas a distintas individualidades que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental na província, bem como por uma visita guiada à Feira de Exposição Recicla-Huambo.