O Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, tomou contacto nesta quarta-feira 26 de Novembro, com a realidade social e económica do município do Alto Hama, no âmbito de uma visita de constatação que visa reforçar as acções governativas voltadas ao desenvolvimento local.
Durante o encontro com as autoridades municipais, que apresentaram as principais dificuldades e desafios, o governante destacou a localização estratégica do Alto Hama, afirmando que a posição geográfica confere ao território um papel determinante na dinamização económica da região. “Queremos fazer deste município uma das placas giratórias mais importantes para o crescimento da província e do nosso país", reforçou o governante.
No que diz respeito às acções estruturantes, o Governador Pereira Alfredo, sublinhou que vários projectos já se encontram em execução ou em fase avançada de preparação técnica, com destaque para a construção da sede administrativa do município e para a reabilitação do troço rodoviário que liga o Alto Hama a outras localidades.
O município foi ainda incluído no programa de intervenção de cerca de 45 quilómetros de estradas, dos quais cinco quilómetros referentes ao casco urbano, onde está prevista a aplicação de tapete asfáltico, instalação de iluminação pública e melhoria do sistema de drenagem, visando conferir maior mobilidade e segurança aos munícipes.
No sector das águas, Pereira Alfredo anunciou a requalificação e ampliação do sistema de abastecimento existente, para assegurar maior cobertura e melhor qualidade na distribuição do recurso às famílias.
Interagindo com os membros da administração municipal, o Governador garantiu que o Executivo provincial continuará a trabalhar em estreita colaboração com os órgãos locais e a população, no sentido de acelerar o processo de desenvolvimento e dar respostas concretas aos principais desafios que ainda se impõem.
Com uma população estimada em cerca de 48 mil habitantes, o Alto Hama ascendeu à categoria de município no âmbito da nova divisão político-administrativa do país.
Consta ainda da agenda de trabalho do governador visitas a várias infraestruturas sociais e económicas e um encontro de auscultação com distintos actores sociais.