O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, recebeu em audiência nesta terça-feira 9 de Dezembro, uma delegação da ADPP-Angola, que apresentou o projecto de implementação de fogões melhorados destinados às comunidades rurais do país.
A iniciativa, que conta com o financiamento da empresa Azule Energy, prevê beneficiar, na província do Huambo, mais de 30 mil famílias de dez municípios da província, através da distribuição gratuita de fogões melhorados.
Durante o encontro, Angelino Elavoco encorajou os promotores do projecto e garantiu o apoio institucional do Governo Provincial do Huambo para o sucesso da sua implementação.
Na ocasião o coordenador da ADPP no Huambo, Joaquim Félix, informou que o projecto inclui uma fase piloto que prevê a formação de mais de dois mil estudantes das escolas de magistério e politécnicas da ADPP, 120 artesãos que serão capacitados para produzir peças e fogões completos e com apoio para criarem microempresas.
Segundo Joaquim Félix, o projecto tem como principais objectivos a redução do uso de lenha, a protecção do meio ambiente, a melhoria das condições de saúde das famílias e a criação de oportunidades de emprego a nível local.
O projecto será igualmente implementado nas províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Sul e Malange.