As autoridades sanitárias da província do Huambo estimam vacinar mais de 625.480 crianças menores de cinco anos, durante a campanha massiva de imunização contra a poliomielite, que decorrerá de 15 a 17 de Setembro. A acção visa reforçar a prevenção e contribuir para a erradicação do vírus no país.
O acto provincial de abertura teve lugar nesta quinta-feira, 14 de Agosto no município do Sambo, onde foram recentemente detectados dois casos de paralisia infantil.
Em representação do governador da província, o administrador municipal do Sambo, Aristides Ukuessunga, destacou que o governo continuará a trabalhar em prol da população, dinamizando programas de protecção infantil, promovendo a justiça social e aprimorando os serviços de saúde, com vista à consolidação do desenvolvimento sustentável.
A representante da Organização Mundial da Saúde no Huambo, Kapinga Mwudy, sublinhou que é fundamental encarar a campanha como um movimento nacional de esperança, responsabilidade e amor.
A estratégia para o êxito da campanha, incluirá visitas porta a porta, presença em mercados, instituições religiosas, estações e zonas mais recônditas, para garantir que o maior número possível de crianças seja imunizado.
Para esta campanha, que contará com o envolvimento de mais de 4 mil técnicos entre profissionais de saúde, supervisores e vacinadores, o ministério da saúde disponibilizou 742.050 doses de vacina para a província.