O projecto Tata Uhayele – Cuide da Sua Saúde iniciou hoje 23 de Setembro, no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, onde durante dois dias vai prestar serviços de saúde primários à população local.
A iniciativa prevê assistir mais 200 pessoas, entre crianças e adultos, com consultas em pediatria, clínica geral, obstetrícia e oftalmologia, além de triagem comunitária, vacinação, análises clínicas, farmácia e distribuição gratuita de medicamentos.
Promovido pela Fundação Ngana Zenza, de iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e apoiado pela Lobito Atlantic Railway (LAR) e pelo Ministério dos Transportes, o projecto integra nas acções do Executivo para garantir a cobertura universal dos serviços de saúde, com enfoque especial em crianças e adolescentes das zonas rurais.
Segundo a coordenadora dos projectos do Gabinete da Primeira-Dama, Karine Monteiro, a meta é alcançar cem mil pessoas em três anos, ao longo do Corredor do Lobito, abrangendo as províncias de Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico Leste.
A directora em exercício do Gabinete da Saúde no Huambo, Cristina Buta, destacou que a iniciativa aproxima os serviços de saúde as comunidades mais distantes.