A Agência Regional Centro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), sediada na província do Huambo, financiou, desde a sua criação até 31 de Outubro do corrente ano, mais de 200 projectos, num valor superior a 3 mil milhões de kwanzas desembolsados.
A informação foi prestada nesta segunda-feira 24 de Novembro, pelo gerente regional centro do FADA, Mateus Congo, à margem da 11ª Sessão Ordinária do Governo da Província do Huambo, orientada pelo governador Pereira Alfredo, que considerou os números satisfatórios.
Segundo o gestor, a instituição financia todo o segmento da agricultura familiar, abrangendo produtores individuais, cooperativas, associações agrícolas, micro, pequenas e médias empresas. Para o acesso ao crédito, é necessário apenas apresentar carta de solicitação, cópia do Bilhete de Identidade, estudo de viabilidade e documentos de titularidade da terra, sem qualquer intermediação.
Sem avançar dados sobre a linha de crédito do programa Transforma Aqui, Mateus Congo destacou que o mesmo visa estimular o surgimento de pequenas indústrias no meio rural, contribuindo para evitar a deterioração de produtos e fomentar iniciativas agroindustriais no campo.
Na mesma sessão, o órgão colegial apreciou também o Programa de Fomento ao Auto-Emprego no Huambo. De acordo com o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Edvaldo da Costa, a província regista progressos assinaláveis, estando em curso palestras de sensibilização que já permitiram a constituição de 61 cooperativas, responsáveis pela criação de 600 postos de trabalho.
Edvaldo da Costa acrescentou que, no âmbito do protocolo com o FADA, foram remetidos 92 projectos de agronegócio e mais de 10 projectos de microcrédito, com valores entre 500 mil e 5 milhões de kwanzas.
Relativamente ao programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE), o responsável informou que foram constituídas 13 cooperativas, quatro na Caála e nove no município do Huambo, que geraram 130 postos de trabalho. Foram ainda atribuídos microcréditos a cinco empreendedores, no valor de 500 mil kwanzas cada.