O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (15.07.2025), Khalid Tadlaqui, CEO e fundador da empresa marroquina M.C.I, especializada na produção de vacinas para uso veterinário.
Durante o encontro, o governador valorizou a excelente cooperação existente entre Angola e Marrocos, considerada estratégica para o desenvolvimento do sector agrícola e pecuário, tendo garantido igualmente, que a província do Huambo está plenamente comprometida em tirar o máximo proveito desta parceria.
“Estamos motivados a prestar todo o apoio necessário à implementação da fábrica de vacinas nesta região, acompanhando de perto cada etapa do seu processo de construção. No quadro desta colaboração, esperamos que a unidade entre em funcionamento dentro dos prazos previstos”, afirmou Pereira Alfredo.
O CEO da M.C.I deslocou-se à província do Huambo com o objectivo de constatar o andamento das obras de construção da futura fábrica de vacinas bioveterinária, bem como partilhar a sua experiência, adquirida ao longo de mais de três décadas no sector. A empresa por si fundada, com sede em Marrocos, fornece actualmente vacinas a vários países de África, do Médio Oriente e da Europa.
“É uma grande honra visitar Angola. Sinto-me verdadeiramente impressionado com o que vi esta manhã ao visitar as instalações de produção, são um verdadeiro exemplo para os países africanos. Trata-se de um grande investimento, sustentado por uma visão estratégica do governo de Angola, algo extremamente relevante e inspirador”, disse Khalid Tadlaqui, que garantiu, ainda, total disponibilidade para consolidar uma parceria estratégica com Angola, contribuindo para o sucesso e sustentabilidade da nova unidade fabril.
O empresário destacou, igualmente, a importância de valorizar as soluções africanas para os desafios do continente, sublinhando o papel da agricultura familiar como base da segurança alimentar e da autossuficiência, e fez saber que o governo de Marrocos tem promovido o desenvolvimento do sistema industrial, bancário e outras áreas-chave, incentivando parcerias público-privadas.