Mais de mil alunos da iniciação à 6.ª classe, vão a estudar em melhores condições de acomodação, com a inauguração nesta quinta-feira 9 de Outubro, da Escola Primária n.º 1 do Bairro Benfica - Frederico, no município do Huambo.
A nova instituição escolar construída com financiamento no âmbito da responsabilidade social da Sociedade Mineira de Catoca, foi executada pela empresa Afercus-Comercial, Limitada, e apetrechada pelo Governo da Província do Huambo. A obra, avaliada em 90 milhões de kwanzas, foi concluída em três meses e conta com sete salas de aula.
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, presidiu o acto de inauguração inaugural, destacou que a construção de novas escolas continua a ser uma prioridade do Executivo, com vista a responder à crescente procura e reduzir o número de crianças que estudam em condições inadequadas.
“Fiquei muito sensibilizado com a mensagem dos alunos e do representante da comunidade, que expressaram o desejo e a vontade das crianças do Huambo em continuarem a aprender para amanhã servirem o país e a província em particular”, realçou o governador, apelando à preservação da infraestrutura escolar e reafirmando o compromisso do governo em mobilizar mais apoios para a edificação de novos equipamentos sociais.
O governante sublinhou ainda que os desafios do bairro Benfica - Frederico não se esgotam com a construção de escolas, reconhecendo a necessidade de melhorar o fornecimento de água e energia, as vias de acesso e os serviços de saúde, entre outros sectores prioritários.
Por sua vez o representante da sociedade Mineira de Catoca, Amaral Júnior, manifestou satisfação e gratidão pelo empenho do Governo do Huambo na boa aplicação dos recursos disponibilizados pela empresa, frisando que a iniciativa contribui para o combate à criminalidade e promoção do desenvolvimento local. Garantiu, igualmente, o acompanhamento contínuo da empresa à nova infraestrutura.
Os alunos principais beneficiários que garantiram contribuir na preservação da infraestrutura, expressaram gratidão ao governo local e a sociedade Mineira de Catoca, sublinhando que o sonho agora tornou-se realidade.
A escola dispõe de gabinetes para o director e adjuntos, sala de professores e reuniões, secretaria-geral, sala de espera, arrecadação para material escolar, entre outros compartimentos.
O momento foi igualmente marcado pela entrega de material didáctico e desportivo, bem como pela atribuição de uma menção honrosa à Sociedade Mineira de Catoca, em reconhecimento pelo apoio prestado para a materialização do projecto.