• CONSELHO PROVINCIAL DE AUSCULTAÇÃO DAS COMUNIDADES NO HUAMBO ANALISA PROJECÇÃO DO OGE-2026


    Sob orientação do vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, os membros do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades estiverem reunidos nesta sexta-feira 19 de Setembro, para a apreciação preliminar do conjunto de projectos e acções que vão compor a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2026.

    Falando em representação do governador Pereira Alfredo, na primeira sessão extraordinária do Conselho, Angelino Elavoco destacou que o encontro, realizado em contexto de urgência, deveu-se à complexidade e sensibilidade da matéria em análise. Sublinhou ainda que este processo de auscultação é um imperativo legal, essencial para tornar o exercício orçamental mais robusto, transparente e participativo, assegurando o alinhamento com as necessidades reais das comunidades.

    “Este é um exercício ainda preliminar. Seguir-se-á a fase de adequação, ajustamento ou calibragem desta proposta aos limites de despesa que serão posteriormente disponibilizados pelo Ministério das Finanças ao governo da província do Huambo”, referiu o governante.

    Por sua vez, a diretora do gabinete de estudos, planeamento e estatística, Anacleta Leonardo, informou que a projecção do OGE-2026 apresenta uma variação de quase 200%, na ordem de mais de 488 mil milhões kwanzas, em comparação com o orçamento em execução.

    A responsável avançou ainda que a proposta de Programas de Investimentos Públicos para o OGE-2026, prevê uma matriz com quatro cenários, 77 projectos distribuídos por diferentes sectores prioritários.

    O encontro realizado no auditório do governo provincial, contou com a participação do vice-governador para os serviços técnicos e Infraestruturas, delegados e directores provinciais, administradores municipais e distintos actores sociais.