O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, enalteceu neste sábado (15.03. 2025), o financiamento da República do Japão, por intermédio da sua embaixada, na ampliação de salas de aula da escola do primeiro cíclo do ensino secundário Ferraz Bomboko, investimento que permitirá acolher mais alunos do que nos períodos anteriores, e em melhores condições de ensino e aprendizagem.
Pereira Alfredo, solicitou na ocasião, em nome da classe estudantil do Huambo, que a embaixada do Japão dentro dos seus programas mobilize mais apoios para ampliação de outras infraestruturas escolares, que carecem de melhores condições, tendo assegurado que o executivo local continua a fazer investimentos para aumentar o acesso à educação de qualidade.
O governante encorajou no final, a direcção da escola, classe estudantil e toda a comunidade, a preservação da infraestrutura, para a formação com qualidade das actuais e futuras gerações, pois no seu entender, a educação é o melhor investimento que uma nação pode fazer a favor do seu povo.
Já o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão na República de Angola, Suzuki Toru, disse na sua intervenção que, com a conclusão do projecto, a escola poderá melhorar o ambiente de aprendizagem dos alunos e matricular mais de 1500 novos alunos, tendo referido que o mesmo teve um investimento orçado em mais 71.412 dólares norte americanos, em 2024.
O diplomata informou ainda que, o governo japonês já implementou até à data presente, na província do Huambo, 5 projectos, dos quais 4 no sector da educação, com um total de aproximadamente 350 mil dólares, proporcionando uma educação de melhor qualidade e esperança aos alunos fora do sistema normal de ensino devido à insuficiência de escolas.
Na sua mensagem, os alunos agradeceram o apoio e financiamento do governo e povo japonês para a conclusão do projecto, que acreditam agregar mais espaço, conforto e condições ideais para o seu crescimento económico e pessoal, prometendo cuidar da infraestrutura para servir outros beneficiários.
De realçar que, com o financiamento da embaixada do Japão para a ampliação de 4 salas de aulas no ano de 2018 e 10 salas em 2024, a instituição conta com um total de 29 salas de aula, e tem matriculados no presente ano lectivo mais de 3 mil alunos.
Testemunharam o acto, membros do governo da província do Huambo, da embaixada do Japão acreditados em Angola, quadros do sector da educação, pais e encarregados de educação, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, comunidade estudantil e sociedade civil.