Estão criadas as condições para o arranque da Feira de Exposição e Leilão de Gado 2025, que decorrerá de 24 a 28 de Setembro, no antigo Jardim Zoológico no bairro de Santo António, província do Huambo. O evento contará com a presença de mais de 35 expositores de 10 províncias e a exposição de 400 animais, entre bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves, além de maquinaria agrícola e fábricas de ração.
O Governador do Huambo Pereira Alfredo, avaliou na tarde desta terça-feira 23 de Setembro, os trabalhos finais de apetrechamento do recinto
No final da visita, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, em representação do governador, garantiu que os preparativos estão concluídos e asseguram o arranque da feira na data prevista.
Segundo o responsável, o volume de negócios estimado, tanto para a Expo-Huambo como para a Feira de Exposição e Leilão de Gado, poderá ultrapassar os mil milhões de kwanzas.
A feira visa evidenciar as potencialidades agropecuárias da província do Huambo, considerada uma das mais férteis do país e das regiões Centro/Sul, através de um espaço de interacção directa entre criadores, agricultores, investidores e o público em geral.
O representante da Cooperativa de Criadores de Gado do Huambo, Alcino Manuel, destacou que a feira representa o renascimento da actividade pecuária na região, que passará a dispor de um espaço definitivo e permanente para a sua realização anual.
A programação inclui ainda a realização do Workshop sobre Bovinocultura e a 1.ª edição do Fórum Invest Huambo, agendados para os dias 26 e 27 de Setembro, respectivamente.