• DEFENDIDO NO HUAMBO REFORÇO DA INTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA


    O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico Angelino Elavoco, defendeu nesta quarta-feira 3 de Dezembro, que a inclusão é a base do desenvolvimento sustentável, da coesão social e da dignidade humana.

    Em representação do Governador da Província do Huambo Pereira Alfredo, no acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Angelino Elavoco sublinhou que persistem desafios significativos, sendo necessário reforçar o acesso à educação, garantir meios de compensação e locomoção, promover tecnologias assistivas, melhorar o processo de avaliação e certificação da deficiência e expandir o atendimento especializado.

    Entre os avanços alcançados ao longo dos últimos anos, Angelino Elavoco, destacou a aprovação de vários instrumentos legais em defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência, o crescente envolvimento social desta franja da população e as melhorias nos domínios da educação, saúde, ensino superior, habitação, acessibilidade comunicacional, assistência social, emprego e mobilidade urbana.

    O residente da Rede de Organizações de Pessoas com Deficiências (ROPED) no Huambo Francisco Mamboma, reconheceu a existência de conquistas e desafios, mas sublinhou que a nível local, há abertura ao diálogo com instituições governamentais e outras entidades, visando a discussão e resolução dos problemas que afectam as pessoas com deficiência.

    O líder associativo recordou ainda que a rede, instituída em 2006, congrega 11 associações que representam interesses comuns e desenvolvem diversos programas de inclusão social.

    O acto em alusão a data, realizado no auditório da Biblioteca Provincial, decorreu sob o lema “50 Anos de Independência: Angola Inclusiva e Sustentável Para Todos” e foi marcado com a entrega de cadeiras de rodas e muletas, bem como pela realização de uma mesa-redonda dedicada aos ganhos e desafios em prol da pessoa com deficiência.