O vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, recebeu nesta quarta-feira (09.04.2025), uma delegação do Ministério da Indústria e Comércio, chefiada pelo director nacional para economia e fomento empresarial, Alan Varela, para abordar assuntos relacionados com o programa de apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações (PRODESI), a nível da província do Huambo.
Na audiência, Angelino Elavoco, em representação do governador da província, Pereira Alfredo, desejou boas vindas a delegação, e sugeriu que o volume de financiamentos a disponibilizar correspondam e satisfaçam a demanda de beneficiários, para permitir que haja mais recursos a serem alocados e distribuídos a nível da província.
O governante incentivou na ocasião, a definição de plafons por regiões, medida que no seu entender poderá viabilizar a alocação de recursos financeiros e assegurar maior efectivação dos mesmos e potenciar o crescimento económico nacional.
Já o director nacional para economia e fomento empresarial, Alan Varela, fez constar na sua intervenção que, a deslocação ao planalto central emana de uma orientação do ministério de tutela, no sentido de se fazer constatação em províncias com potencial económico, e a província do Huambo é uma delas, com as valências de placa giratória e localização geoestratégica de produção e indústria.
O responsável sublinhou ainda como desafios a serem ultrapassados com a classe empresarial e beneficiários dos financiamentos, a taxa de sucesso do desembolso e o desvio de créditos, assim como a capacitação dos beneficiários em materias de planos de negócios a financiar.
Testemunharam o encontro que decorreu na sala técnica do governo da província, directores de gabinetes provinciais, assessores e quadros séniores do Ministério da Indústria e Comércio.