O vice governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, felicitou nesta quinta-feira (01.05. 2025), todos os trabalhadores do Mungo ao Cuima, Chinjenje ao Cachiungo, que dia - a - dia dão seu calor e força em prol do desenvolvimento da província do Huambo, incentivando-os a estarem conscientes de que a melhoria das suas condições de vida é consequência das suas acções e responsabilidade de fazerem melhor.
Falando à imprensa, no final do acto comemorativo do 1º de Maio, dia internacional do trabalhador, em representação do governador Pereira Alfredo, ressaltou que a data deve servir não só de reflexão, mas também de momento que permita partir para acção, que conduzirá a melhoria da condição de todos, particularmente dos trabalhadores.
O governante disse ainda, ter acompanhado e anotado atentamente os pontos constantes da declaração da confederação sindical do Huambo, sendo que, alguns já conheceram evolução, fruto do trabalho do executivo angolano nos últimos anos, com realce para a efectivação do acréscimo dos 25% de salário da função pública, exercício que no seu entender, vai continuar na medida em que aumentar a capacidade de geração de riqueza do país.
Já o secretário-geral da UNTA confederação sindical no Huambo, Adriano dos Santos, apontou na sua intervenção como desafios da organização que dirige, a escravatura moderna, que faz parte do caderno reivindicativo das centrais sindicais, com condições precárias de trabalho, salários ínfimos, e solicitou na ocasião, maior justiça na morosidade que se verifica nos processos que vão em tribunal.
Adriano dos Santos, avançou ainda como preocupações das centrais sindicais, a monitorização do acordo trienal com o governo, em curso, a legalização dos sindicatos e o dever de informação do governo para a classe trabalhadora, tendo reafirmado, a vontade de continuar a trabalhar e dialogar para que sejam ultrapassados os problemas que afligem os trabalhadores.