O Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, enalteceu neste Sábado, 27 de Setembro, o nível de organização e participação no leilão de gado, realizado no antigo Jardim Zoológico, no âmbito da 2ª edição da Feira Agropecuária.
Na ocasião, o governante considerou tratar-se de uma experiência enriquecedora, que permitiu partilhar desafios, proporcionar momentos de convívio e diversão a participantes e visitantes, bem como fortalecer os laços de amizade e cooperação.
Pereira Alfredo destacou ainda a colaboração da população do Huambo, o engajamento da FENACOOPA, criadores, investidores, empresários do sector pecuário locais e de outras províncias, que se juntaram às celebrações do regresso da Expo-Huambo, dos festejos da cidade e dos 50 anos da Independência Nacional.
“Vamos fazer de tudo para que eventos como este, que movimentam a nossa economia e animam os criadores, possam ter continuidade em próximas edições”, assegurou o governador, tendo também valorizado o papel do engenheiro António Paulo Kassoma, pioneiro na promoção da pecuária no período pós-Independência.
Por sua vez, o presidente da FENACOOPA, Salvador Rodrigues, fez um balanço positivo da actividade, sublinhando que foram leiloados quase 500 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e aves. Garantiu que a perspectiva é melhorar a organização e marcar presença anualmente, incentivando cada vez mais o sector a nível regional e nacional.
Em declarações à imprensa, o criador e vendedor, Zé Brasileiro afirmou que o certame representa uma oportunidade para recuperar o potencial pecuário do Huambo, província que acredita ter condições para se afirmar como potência na região.
O leilão foi igualmente marcado pela entrega de menções honrosas às cooperativas participantes, pela oferta de gado ao governador, aos vice-governadores e ao Rei do Huambo, bem como pela arrematação de 53 lotes, destacando-se o mais elevado, no valor de 7.700.000 kwanzas.