• ESTUDANTES DO INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO CACHIUNGO REPRESENTAM HUAMBO NO ANGOTIC 2025


    Três estudantes do Instituto Médio Politécnico do Cachiungo estão a representar a província do Huambo na 5.ª edição do ANGOTIC – Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, que decorre de 12 a 14 de Junho de 2025, em Luanda.

    Com apoio do governo da província do Huambo e coordenação do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa, os estudantes apresentam três projetos tecnológicos com enfoque em soluções sustentáveis e inovação, com destaque para Iluminação pública com fonte piezoelétrica (energia gerada pelo movimento), Sistema autónomo de irrigação e adubamento para o sector agrícola e Sistema inteligente de monitoramento residencial.

    O evento, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, realiza-se sob o lema “50 anos a comunicar, a modernizar e a desenvolver Angola”. A iniciativa visa posicionar Angola como referência continental em inovação tecnológica, promovendo a partilha de conhecimento, a capacitação técnica e o fortalecimento do ecossistema digital.

    Durante três dias, o ANGOTIC reúne especialistas nacionais e internacionais, startups, instituições de ensino e empresas tecnológicas, oferecendo um espaço para exposição de projetos, realização de painéis temáticos e conferências sobre temas como inteligência artificial, cibersegurança, conectividade, transformação digital e inclusão tecnológica.

    A participação dos jovens do Huambo destaca o talento e o potencial criativo existente na província, reforçando o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a modernização do país através da educação e da inovação.