O governador em exercício da província do Huambo, Edgar Hilário, testemunhou neste sábado (21.06.2025), o festival infantil que assinalou o encerramento do ano lectivo 2024/2025 da escola missionária Reverendo Abraão NGULO, localizada no Chilume, município do Bailundo.
O evento, realizado no pátio da escola, ficou marcado pela entrega de brindes a alunos e professores que mais se destacaram durante o ano, pela realização de momentos culturais e por um almoço de confraternização com a comunidade estudantil e os seus encarregados.
Na ocasião, o mentor e padrinho do projecto, general João Pereira Massano, visivelmente emocionado, partilhou memórias do seu percurso militar na região, relembrando com gratidão a missionária que o acolheu e protegeu durante aquele período.
O general assegurou que a sua principal aposta é divulgar o nome do Chilume a nível nacional e internacional, comprometendo-se a continuar a mobilizar recursos, junto dos seus parceiros, para o desenvolvimento da localidade, com destaque para a construção de novas infraestruturas sociais.
No final do festival, o vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, enalteceu o gesto do General e dos seus parceiros, considerando-o um exemplo de cidadania e compromisso com o país. Sublinhou que “transformar Angola só é possível com a participação activa de cada cidadão, de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste.”
O dirigente reiterou que a província do Huambo está aberta a acolher outras iniciativas de impacto social, apelando a empresários, investidores e actores da sociedade civil a replicarem acções semelhantes em prol do bem-estar das comunidades.
Por sua vez, o secretário provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Reverendo Gilberto Ndunduma, considerou que o ano lectivo que ora termina foi repleto de desafios, superações e conquistas, possíveis graças ao empenho dos vários actores do processo de ensino e aprendizagem, com destaque para o governo provincial e o padrinho do projecto, General João Pereira Massano.
A cerimónia contou com a presença de membros do governo provincial do Huambo, da administração municipal do Bailundo, órgãos de defesa e segurança, corpo docente e discente, autoridades tradicionais e eclesiásticas, pais, encarregados de educação e representantes da sociedade civil.