O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, realizou nesta terça-feira (01.07.2025), uma jornada de campo para acompanhar o andamento de várias obras de impacto social, com destaque para a construção de escolas, contenção de ravinas e melhoria dos acessos em zonas urbanas e periurbanas da cidade do Huambo.
A visita abrangeu os bairros do Cambiote, São João, Chitutula e Sassonde 1, no município sede do Huambo, onde o governante constatou avanços satisfatórios das empreitadas fundamentais para o bem-estar das populações.
“Estamos a dar resposta a desafios concretos das nossas comunidades, com prioridade para a educação, mobilidade e segurança das zonas vulneráveis. É nossa missão garantir que os serviços públicos cheguem a todos os bairros, principalmente aos que crescem de forma mais acelerada”, afirmou o governador.
Entre os projetos em curso, destaca-se a construção de uma escola no bairro São João, com 14 salas de aula, que visa suprir o défice de infraestruturas educativas em zonas com alta densidade populacional. O governador anunciou ainda que o Huambo beneficiará, nos próximos tempos, de uma escola da rede Eiffel com 6 salas , fruto de uma parceria entre o governo local e uma empresa do sector petrolífero.
No domínio das obras públicas, a comitiva acompanhou os trabalhos de estancamento de ravinas que ameaçam áreas residenciais e a construção de pequenas pontes que vão permitir a travessia segura entre diferentes zonas da cidade.
“No bairro Sassonde 1, concluímos uma travessia e, nos próximos dias, será iniciada outra. São pequenas pontes, mas com um grande impacto na ligação entre margens e no quotidiano das famílias”, sublinhou.
O governador reconheceu que algumas obras registaram atrasos devido a constrangimentos financeiros já ultrapassados, mas garantiu que os trabalhos estão agora a decorrer com maior celeridade, tendo solicitado Pediu aos empreiteiros para acelerarem a execução antes do início da época chuvosa.
Durante a visita à ravina da zona dos bombeiros, o governador deixou orientações técnicas para o reperfilamento dos canais de drenagem, por forma a garantir o escoamento eficaz das águas pluviais provenientes das zonas altas da cidade.
O governo do Huambo tem em curso um plano de requalificação urbana com foco nas infraestruturas básicas, acessibilidade e ordenamento territorial, reforçando o compromisso com um desenvolvimento urbano equilibrado e inclusivo.