• GOVERNADOR DO HUAMBO DESTACA PEPEL DA FORMAÇÃO MILITAR NA DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, afirmou que a formação militar, mais do que um acto académico, é um compromisso de transformação moral, cívica e patriótica, essencial para a consolidação da soberania nacional.

    A declaração foi feita esta quarta-feira, 13 de Agosto, durante a cerimónia de encerramento do 1.º Curso de Comando de Estado-Maior, do 3.º Curso de Promoção a Oficiais Superiores e do 3.º Curso de Promoção a Capitães, no Instituto Superior do Exército.

    Ao dirigir-se aos formandos, o governador do Huambo, sublinhou que a defesa da pátria começa com a formação dos seus defensores e que a grandeza do Exército não está apenas no seu armamento, mas na qualidade dos seus quadros.

    Na sua intervenção, Pereira Alfredo, destacou ainda que o militar angolano é forjado no sacrifício e na disciplina e deve manter o compromisso de aprendizagem contínua para responder aos desafios da segurança e da inovação tecnológica.

    Pereira Alfredo recordou o contributo das Forças Armadas Angolanas ao longo dos 50 anos de independência nacional e reconheceu o empenho dos instrutores e oficiais, cujo “trabalho silencioso tem impacto profundo e duradouro na defesa e na coesão nacional”.

    Ao proceder ao acto de encerramento, o Comandante do Exército, General João Serafim Kiteculo, destacou o empenho dos formandos, sublinhando que a formação militar exige não apenas inteligência e resistência, mas também a vivência plena dos valores essenciais da vida castrense, com realce a honra, disciplina e serviço à pátria.

    O Comandante sublinhou ainda que a evolução tecnológica impõe uma atualização constante das táticas, referindo, entre outros, drones, mísseis de precisão e redes sociais como novos desafios para o planeamento operacional, incentivando os oficiais a manterem-se em aprendizagem contínua, e recordando o lema: “A pátria aos seus filhos não implora, ordena”.

    Os cursos decorreram de 11 de Outubro de 2024 a 13 de Agosto de 2025, contando com a participação de um total de 359 discentes matriculados, dos quais 55 no Curso de Comando e Estado-Maior, 214 no de Promoção a Oficial Superior e 90 no de Promoção a Capitão.

    O evento contou com a presença de membros do governo, altas patentes militares, autoridades civis, familiares e convidados, que testemunharam a entrega de diplomas e a reafirmação do compromisso das Forças Armadas com a paz, a estabilidade e a unidade nacional.

    huambo

    governoprovincialdohuambo

    2025

    50anosdeindependência