O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, prestigiou nesta quarta-feira (02.07.2025), a reunião-jantar com os stakeholders da agro-indústria, realizada no âmbito da visita da delegação de Embaixadores da União Europeia residentes em Angola.
O encontro teve lugar no Restaurante Mont Luvili, e teve como principal propósito reforçar parcerias estratégicas entre a província do Huambo e os representantes diplomáticos da União Europeia, com especial enfoque na dinamização do sector agro-industrial.
Durante o evento, foram apresentados projectos e iniciativas em curso, no quadro da cooperação entre a União Europeia e Angola, particularmente no apoio às cadeias de valor agro-industriais, desenvolvidos em parceria com os Estados-Membros da UE.
A ocasião foi igualmente marcada por uma homenagem especial ao Embaixador do Reino dos Países Baixos em Angola, Tsjeard Moekstra, por ocasião do término da sua missão diplomática no país.
Na mensagem do governo lida pelo vice-governador para o dector político, social e económico, Angelino Elavoco, em representação do governador da província, foi enaltecido o empenho e dedicação do embaixador, cuja acção se fez sentir com firmeza à província do Huambo.
Entre os projectos destacados, sob sua liderança diplomática, consta o Projecto da Plataforma Logística da Caála, lançado a 9 de Dezembro de 2023, em Calenga, município da Caála.
“Este projecto representa um marco histórico, por ser a primeira plataforma logística construída no Corredor do Lobito, que hoje integra cinco províncias de Angola, com perspectivas de expansão para países vizinhos. Graças ao firme compromisso da Embaixador, foi igualmente possível lançar, a 28 de Novembro de 2024, o Cluster do Abacate, o primeiro do género na história da província e do país”, sublinhou o vice-governador.
Angelino Elavoco destacou ainda que, para a concretização desta iniciativa, o Reino dos Países Baixos disponibilizou um financiamento de 1,1 mil milhões de euros, direccionado a três grandes fazendas agrícolas com capacidade técnica, operacional e financeira para impulsionar a exportação do abacate produzido no Huambo. O projecto promove também a inclusão dos pequenos produtores locais, fomentando o desenvolvimento económico regional.
Visivelmente emocionado pela homenagem, o Embaixador Tsjeard Moekstra recebeu, das mãos do governador Pereira Alfredo, uma lembrança simbólica, tendo agradecido o gesto e expressado o seu orgulho pela missão cumprida em Angola.
“Foi um momento de grande surpresa e emoção. Saio com o sentimento de dever cumprido, mas levo comigo o carinho do povo do Huambo”, declarou o diplomata.