O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, recebeu em audiência na manhã desta segunda-feira (27.07.2025), uma delegação composta por mais de 80 empresários sul-africanos, encabeçada pela embaixadora Elsa Caposso Vicente, Cônsul- Geral da República de Angola na Cidade do Cabo, no âmbito da primeira excursão empresarial “Cape Town – Angola”, promovida pelo Consulado-Geral da República de Angola na Cidade do Cabo, em parceria com o Governo Provincial.
Ao saudar a delegação sul-africana, o governador Pereira Alfredo sublinhou a importância do evento como um marco nas relações económicas bilaterais, realçando o compromisso do Huambo com a criação de um ambiente atractivo para o investimento, e apelou à abertura de caminhos para parcerias sustentáveis, geradoras de emprego e desenvolvimento económico inclusivo.
Pereira Alfredo, enfatizou na ocasião que o Huambo é uma terra de muitas oportunidades, e que constam das prioridades a agricultura, indústria transformadora, turismo, infraestruturas, energias renováveis, mineração, entre outras.
O governante encorajou maior interação entre os empresários sul africanos com a classe empresarial local, tendo garantido suporte legal, para que os negócios sejam seguros e prósperos, incentivos fiscais, facilidade de exportação por via do Porto do Lobito e C.F.B, assim como a criação nos próximos tempos do Guiché Único de Empresas.
A província do Huambo foi escolhida como ponto de partida desta missão empresarial por representar um polo económico estratégico em expansão, com condições logísticas e empresariais favoráveis à atracção de investimento estrangeiro.
A visita integra um programa que decorre entre os dias 28 de Julho e 01 de Agosto, com o objectivo de impulsionar o investimento directo, promover parcerias público-privadas e fortalecer a cooperação económica entre Angola e a África do Sul, particularmente nas províncias do Huambo, Huíla, Bié e Benguela.
Os empresários visitantes representam sectores-chave como agricultura, transportes, indústria transformadora, energia, comércio, petróleos e recursos minerais, áreas com elevado potencial de desenvolvimento na região centro-sul de Angola.
Durante a missão, os empresários vão visitar projectos estruturantes, conhecer infraestruturas económicas locais, participar em sessões de apresentação de oportunidades de investimento e manter encontros bilaterais com empresários angolanos.
A excursão empresarial Cape Town – Angola representa, assim, uma plataforma activa de intercâmbio económico, permitindo o contacto directo com o tecido empresarial angolano e criando novas oportunidades para dinamizar os sectores produtivos.