O Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, procedeu na manhã desta sexta-feira 7 de Novembro, no Largo Dr. António Agostinho Neto, à deposição de uma coroa de flores na Estátua do Primeiro Presidente da República de Angola e Fundador da Nação, em saudação ao 11 de Novembro, data que assinala os festejos do Cinquentenário da Independência Nacional.
Na ocasião o Governador Pereira Alfredo, destacou que a Independência Nacional deve representar desenvolvimento das comunidades, progresso, unidade e coesão nacional, tendo realçado que as lições deixadas pelos mais velhos representam aprendizado para que o futuro continue a ser construído, com preservação dos ganhos da Independência Nacional e da paz.
A cerimónia foi testemunhada por distintos actores sociais, que renderam igualmente homenagem ao Primeiro Presidente de Angola Independente e distintos heróis em alusão à efeméride que se celebra sob o lema “Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
O programa das comemorações reserva ainda para hoje, a realização do acto provincial antecipado, que terá lugar no Estádio do Recreativo da Caála, bem como a Cerimónia de Outorga de Menções Honrosas no quadro das Celebrações dos 50 Anos da Independência de Angola.
A mesma tem por objectivo homenagear diversas personalidades que, ao longo dos anos, se destacaram nos sectores da Educação, Saúde, Desporto, Comunicação Social, Política e Empreendedorismo, entre outros.