• GOVERNADOR DO HUAMBO VALORIZA GANHOS ALCANÇADOS COM A CONQUISTA DA PAZ EFECTIVA EM ANGOLA


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, considerou nesta sexta-feira (04.04.2025), que a paz é o bem mais precioso que os angolanos desfrutam, representando o património imaterial da nação angolana, de Cabinda ao Cunene, e do Mar ao Leste.

    Pereira Alfredo, que falava durante o acto provincial de celebração do 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, reafirmou o compromisso do executivo local de continuar a trabalhar fielmente para traduzir os anseios das comunidades, melhorando as suas condições de vida, tendo incentivado na ocasião, todos os cidadãos residentes na província do Huambo e não só, a serem activistas e promotores da unidade e reconciliação nacional.

    O governante destacou que, ao longo dos 23 anos de paz efectiva, o país registou ganhos substantivos em vários domínios, com realce para o social, económico e infraestruturas, a livre circulação de pessoas e bens em todo o território nacional, bem como o início do processo de reconstrução nacional, transformando os campos outrora minados em zonas de produção para sustento das famílias.

    "Reconhecemos que, apesar dos ganhos alcançados ainda existem desafios enormes, alguns deles têm que ver com o provimento de mais serviços que garantam maior dignidade e bem estar aos povos, estou confiante que iremos vencê-los com a determinação e entrega de todos", enfatizou, Pereira Alfredo.

    Na sua mensagem, por ocasião do 4 de Abril, os órgãos de defesa e segurança, manifestaram que a data representa um marco histórico não apenas para o calar das armas, mas acima de tudo, como o triunfo da unidade nacional e esperança num futuro melhor para todos os angolanos.

    O acto que decorreu no Pavilhão Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, sob o lema" Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor", foi marcado por um desfile temático das FAA e dos órgão do MININT, exibição de diversas modalidades desportivas e actividades músico-culturais.

    Testemunharam o evento, membros do governo da província do Huambo, deputados a Assembleia Nacional do círculo provincial do Huambo, magistrados judiciais e do ministério público do fórum civil e militar, órgãos de defesa e segurança, representantes de partidos políticos com assento no parlamento, académicos, autoridades tradicionais, religiosas e demais actores sociais.