O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou no final da tarde desta segunda-feira (21.04.2025), solidariedade a comunidade e fiéis da igreja católica no Huambo e não só, pelo passamento físico do Papa Francisco, efectuando uma visita ao arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, para prestar condolências e juntar-se no momento de dor e tristeza em memória ao líder religioso.
Na ocasião, Pereira Alfredo, enalteceu a figura do Papa Francisco, que trespassa a dimensão meramente religiosa, tendo escrevido várias cartas a favor de causas nobres da humanidade, com mensagens conciliadoras e uma visão e olhar universal para a igreja no seu todo.
O governante, recordou ainda a grandeza e estatura do sumo pontífice, citando algumas das suas variadas enciclicas a favor da estabilidade familiar, da paz social entre os homens, harmonia entre todos, com realce para as diversas confissões religiosas.
Na sua intervenção, o Arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, considerou Papa Francisco com um dos líderes da igreja católica dos últimos tempos que ultrapassou fronteiras religiosas, políticas, sociais e económicas, tendo adentrado no coração da própria pessoa humana, dando a igreja um rosto que o mundo necessitava.
Dom Zeferino Zeca Martins, disse ainda que o sumo pontífice, dentre outros legados, será lembrado como um ser que defendeu a proximidade entre as pessoas marginalizadas, pobres e vulneráveis.
Fizeram parte da visita, os vice-governadores para o sector político, social e económico e o para os serviços técnicos e infraestruturas, administrador do Huambo, demais membros do governo da província e do corpo directivo da igreja católica a nível local