• GOVERNADOR PEREIRA ALFREDO DESTACA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, destacou nesta segunda-feira, 1 de Setembro, que a educação é o maior instrumento de transformação social, assente na aprendizagem, construção de valores e partilha de conhecimentos.

    Falando na cerimónia de abertura do ano lectivo 2025/2026, o governante sublinhou que a província do Huambo apresenta números encorajadores, com mais de 887 mil estudantes matriculados, mais de 15 mil professores e um parque escolar composto por 802 instituições de ensino, entre públicas e privadas.

    “A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável de Angola, o motor que move o progresso e a ferramenta que emancipa os cidadãos”, citou Pereira Alfredo, recordando palavras do Presidente da República, João Lourenço.

    O governador garantiu que o Executivo local continuará a investir no sector, destacando a expansão da alfabetização, a construção de novas escolas no âmbito do PAC II, a requalificação de institutos médios agrários através de programas de cooperação e o reforço da formação contínua de professores. Sublinhou ainda a necessidade de uma gestão rigorosa das escolas, maior parceria entre instituições públicas e privadas e valorização do capital humano como factores essenciais para elevar a qualidade do ensino.

    Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Mário Rodrigues, apontou como prioridades para o novo lectivo a maior entrega dos profissionais, a pontualidade e assiduidade, a participação activa nas planificações das aulas e o reforço das acções de formação.

    Aos gestores escolares Mário Rodrigues, pediu maior rigor na gestão de recursos humanos e patrimoniais, advertindo que não deve ser facilitada a permanência de docentes que não cumprem com as suas obrigações laborais.

    Entre as inovações para este ano letivo, destaca-se a implementação, em todas as escolas, do Projeto 100 Minutos de Cidadania, destinado a promover debates e reflexões sobre a preservação do bem público, a educação para a cidadania, a valorização do ensino especial e a inclusão educativa, com particular atenção à iniciação e ao ensino primário.

    Na ocasião, os alunos manifestaram a sua satisfação pelo regresso às aulas, mostrando-se motivados para enfrentar novos desafios e solicitaram apoio do governo na distribuição de manuais escolares, carteiras, merenda escolar, pequenas bibliotecas e outros meios de ensino para melhor aproveitamento das aulas.

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