• GOVERNANTE DESTACA PAPEL DO CINFOTEC HUAMBO NA FORMAÇÃO DO CAPITAL HUMANO


    O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, destacou, nesta segunda-feira 12 de Janeiro, a importância estratégica do Centro Integrado de Formação Tecnológica do Huambo (CINFOTEC Huambo) na qualificação da juventude e no reforço do capital humano, durante a cerimónia alusiva ao 2.º Aniversário da instituição.

    Angelino Elavoco, falando em representação do Governador da Província do Huambo, sublinhou que desde a sua entrada em funcionamento, a 12 de Janeiro de 2024, o CINFOTEC Huambo tem-se afirmado como um instrumento catalisador da transformação social e económica, ao disponibilizar diversas opções de formação técnico-profissional, sobretudo aos jovens da província e da região Centro-Sul do país.

    Segundo o governante, a criação do CINFOTEC Huambo enquadra-se nas políticas públicas do Executivo angolano orientadas para a formação, qualificação, reconversão e certificação de competências profissionais, em consonância com o Sistema Nacional de Formação Profissional, com vista a facilitar a inserção dos formandos no mercado de trabalho.

    Durante a sua intervenção, o vice-governador Angelino Elavoco, realçou ainda que a formação técnico-profissional assume, nos dias actuais, um papel determinante tanto para os candidatos à procura do primeiro emprego, como para trabalhadores em exercício e empregadores, numa altura em que o mercado valoriza profissionais cada vez mais qualificados, com conhecimentos actualizados e capacidade de adaptação às dinâmicas da economia global.

    Angelino Elavoco destacou igualmente os ganhos alcançados ao longo do ano de 2025, período marcado pelo reforço das acções formativas, pela capacitação de formadores, pela introdução de novos cursos técnicos e de nível superior e pelo estabelecimento de parcerias estratégicas nacionais e internacionais, com realce para a cooperação com instituições da China e da Índia.

    Por sua vez, o Director do CINFOTEC Huambo, Geraldo Pambasange, fez saber que, em dois anos de existência, a instituição já formou mais de 4.000 cidadãos, em cursos de curta, média e longa duração, consolidando-se como um dos centros de referência na formação profissional da região Centro-Sul do país.

    Relativamente às perspectivas para 2026, o responsável anunciou que o CINFOTEC Huambo tem como meta a formação de mais de dois mil jovens, com especial enfoque no reforço da formação em mecanização agrícola e na consolidação dos cursos superiores em Mecatrónica.

    Geraldo Pambasange destacou igualmente a assinatura e implementação de várias parcerias estratégicas, com realce para o acordo quadripartido para a implementação da Academia da Rota da Seda, envolvendo o CINFOTEC Huambo, a Politécnica de Wenzhou (China) e a Yalong, maior fornecedora de equipamentos do centro. Destacou ainda o acordo firmado com a Aldeia SOS da Huíla, que permite a atribuição de bolsas de estudo a jovens em situação de vulnerabilidade e sem tecto, entre outros memorandos assinados com distintas instituições.

    A cerimónia comemorativa do 2.º Aniversário do CINFOTEC Huambo ficou igualmente marcada pela entrega de máquinas BTC para o fabrico de blocos à Administração Municipal da Caála, bem como pela atribuição de certificados e diplomas aos jovens formados nos diferentes cursos ministrados pela instituição.