• GOVERNANTE DESTACA PAPEL DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS NA PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CLASSE


    O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Edgar Hilário, saudou a realização da Segunda Assembleia Provincial de Balanço e Renovação de Mandato do Secretariado do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), destacando a importância do evento para fortalecer o sindicato e valorizar a classe jornalística na província do Huambo.

    Durante a sua intervenção, em representação do Governador Pereira Alfredo, o vice-governador sublinhou que o jornalismo é essencial para a transparência, o exercício da cidadania e o desenvolvimento social, salientando que cada profissional que actua com ética, rigor e responsabilidade contribui para uma sociedade mais informada e justa, tendo reconhecido o papel do Sindicato como defensor dos direitos dos jornalistas e parceiro fundamental na promoção de melhores condições de trabalho, formação contínua e respeito pela deontologia profissional. “Um Sindicato forte significa uma imprensa mais preparada e um serviço público de maior qualidade”, enfatizou.

    Edgar Hilário acrescentou que, num contexto de rápidas transformações e pressões políticas, económicas e tecnológicas, especialmente com o impacto das redes sociais, o trabalho jornalístico deve ser encarado como uma missão de investigação, contextualização e resistência a influências externas.

    O jornalista Gil Cordeiro Lupassa foi eleito Secretário Provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos na província do Huambo, tendo sublinhado na sua intervenção, que há mais de três décadas o SJA se afirma como uma voz firme em Angola e em África, promovendo a liberdade de expressão, a democratização da informação e a busca por uma imprensa justa e imparcial.

    “O fortalecimento do nosso Sindicato é o fortalecimento da nossa profissão, é através da união que conseguimos alcançar as mudanças que desejamos. Jornalistas unidos, sindicalismo forte, profissão valorizada. Este é o lema que nos guiará”, afirmou Gil Cordeiro Lupassa, reforçando que a união dos jornalistas é essencial para proteger a liberdade e os direitos que lhes pertencem.

    O acto de encerramento da assembleia, contou com a presença do Secretário-Geral do SJA, Pedro Miguel, da Administradora Municipal Adjunta para o Sector Técnico e Infraestrutura, Arabela Costa, da Presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, bem como de representantes do Sindicato das províncias do Namibe, Huíla e Bié, entre outros convidados.