O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, destacou neste Domingo 07 de Dezembro, que a inauguração do Pastorado Salém – Camela Amões, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), considerado um património de referência, orgulha a província do Huambo e constitui um exemplo paradigmático para o país, por contribuir significativamente para o bem-estar espiritual das comunidades.
Falando em representação do Governador da Província do Huambo Pereira Alfredo, durante o culto de ação de graças que marcou a inauguração do novo templo da IECA, localizado na aldeia de Camela Amões, Angelino Elavoco sublinhou que a infraestrutura simboliza a dimensão espiritual, permitindo a realização da obra de Deus e a propagação das Sagradas Escrituras, tendo na ocasião, incentivado todos os membros da comunidade cristã a zelarem pela sua preservação.
O governante reconheceu igualmente o legado deixado por António Segunda Amões, marcado pela alteridade, amor ao próximo e à pátria, bem como pela valorização dos pequenos produtores locais, que passaram de simples fornecedores de matérias-primas a potenciais fornecedores de produtos processados, contribuindo para a geração de empregos e o combate à pobreza.
Durante a leitura das Sagradas Escrituras e a meditação, o secretário do Sínodo Provincial da IECA, reverendo Gilberto Dunduma, referiu que o pastorado, com um longo historial, foi erguido com amor e com a aceitação do desafio de deixar um mundo melhor e mais desenvolvido.
O reverendo procedeu ao corte da fita inaugural e à tomada de posse de 15 diáconos e 14 catequistas para a junta administrativa do novo templo, tendo recomendado aos empossados o desempenho das suas funções com elevada responsabilidade, diligência e sentido de missão.
Por sua vez, a patrona do projecto e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Asas, Maria Augusta Camões, afirmou ser uma satisfação fazer a entrega do novo templo à congregação cristã e à comunidade local, por se tratar de um projecto iniciado pelo empresário António Segunda Amões, de feliz memória.
Refira-se que a infraestrutura está implantada numa área interna de três mil metros quadrados e dispõe de uma área total edificada de 12.500 metros quadrados, contemplando espaço para culto, áreas de lazer e parque de estacionamento.