• GOVERNO DO HUAMBO ENGAJADO NA CONCLUSÃO DE PROJECTOS PARALISADOS INSCRITOS NO PIIM


    O Governo da Província do Huambo está empenhado em concluir, até ao final deste ano, parte dos projectos que se encontravam paralisados. De um total de 56 empreendimentos anteriormente suspensos, apenas 18 permanecem por concluir, resultado de um trabalho interno de reavaliação e relançamento das obras.

    A informação foi avançada pelo Governador da Província, Pereira Alfredo, durante a 10ª Sessão Ordinária tendo considerado muito provável que alguns desses 18 projectos, inscritos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), sejam retomados e concluídos ainda no exercício económico de 2025. O objectivo, sublinhou, é reforçar os esforços para colocar essas infra-estruturas ao serviço da população, melhorando as condições de vida nas comunidades.

    Entre os projectos em destaque, o governante realçou as obras no sector da Educação, com a construção e reabilitação de várias instituições escolares, e realçou que o Ministério das Finanças está a criar condições para a liquidação das facturas pendentes, o que permitirá a retoma das obras e a entrada em funcionamento de algumas unidades escolares já no primeiro semestre de 2026. Estas novas infraestruturas deverão contribuir para reduzir a sobrelotação e assegurar melhores condições de aprendizagem às crianças.

    Pereira Alfredo reforçou o apelo às administrações municipais e aos órgãos de fiscalização para acompanharem de perto a execução dos projectos e o cumprimento rigoroso dos prazos.

    Outro ponto de destaque da sessão foi o Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, que continua a desempenhar um papel essencial no apoio às camadas mais vulneráveis, como órfãos e deslocados de guerra. No âmbito deste programa, está em curso o subprograma “Vimbo Lietu”, voltado para o fortalecimento comunitário e a criação de oportunidades locais. As previsões apontam para a conclusão de várias acções deste subprograma nos próximos meses, enfatizou o governante.

    No sector da Saúde, o Governador Pereira Alfredo, destacou a importância do programa de vacinação contra o cancro do Colo do Útero,com enfoque especial nas escolas. As administrações municipais e as entidades sanitárias foram instadas a garantir espaços adequados para a realização das campanhas, de modo a assegurar o seu bom andamento.

    Em matéria económica, Pereira Alfredo destacou a necessidade de reforçar a arrecadação de receitas consignadas localmente, consideradas fundamentais para a execução dos programas e projectos previstos para o exercício económico de 2026. O executivo local pretende aumentar a capacidade de arrecadação e incentivar os municípios e sectores a explorarem as várias categorias de receitas já aprovadas, reduzindo a dependência das transferências nacionais.

    Com estas medidas, Pereira Alfredo acredita ser possível acelerar a execução de projectos estruturantes, melhorar os serviços sociais básicos e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a província.

    A 10.ª Sessão Ordinária do Governo Provincial do Huambo abordou a situação operativa da província e o ponto de situação sobre o endividamento das instituições públicas e privadas com as empresas públicas ENDE-EP e EASH-EP.

    Entre os principais temas esteve também a apresentação do Plano de Vacinação para a Prevenção do Cancro do Colo do Útero, a avaliação da situação dos médicos de medicina geral e familiar e a apresentação do Programa de Educação Ambiental 2026–2027, iniciativas que reforçam as acções de fortalecimento dos sectores da saúde e do ambiente.

    No domínio da Justiça, foram apresentadas informações sobre a visita do Comité Local dos Direitos Humanos aos centros de saúde do Lossambo, Cavongue e Casseque I, a campanha especial “Dipanda” de registo de nascimento e emissão do bilhete de identidade, bem como os concursos públicos ligados aos projectos Njila e Diversifica Mais.