• GOVERNO DO HUAMBO ENTREGA KITS DE PROTECÇÃO A PESSOAS COM ALBINISMO E REAFIRMA COMPROMISSO COM A SUA INCLUSÃO


    O governo da província do Huambo procedeu à entrega de 100 kits de protecção da pele aos membros da Associação de Apoio aos Albinos (OYO-Huambo), âmbito dos festejos do 13.º aniversário do dia Internacional para a Conscientização do Albinismo, celebrado a 13 de Junho. Os kits incluem produtos essenciais para cuidados dermatológicos, visando proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas com albinismo.

    O acto simbólico decorreu sábado (14.06.2025), no centro cultural Manuel Rui, e marcou o compromisso contínuo do governo do Huambo, com a promoção dos direitos e do bem-estar desta franja da sociedade, muitas vezes alvo de preconceitos e exclusão.

    Em representação do governador da província, Pereira Alfredo, o director em exercício do gabinete provincial da acção social, família e igualdade do género, Albino Lumingo, destacou que a entrega dos kits está inserida nas medidas de apoio, protecção e promoção dos direitos das pessoas com albinismo e das suas organizações representativas, tendo reforçado o compromisso institucional em garantir assistência regular, incluindo acesso gratuito a cremes de protecção solar para a saúde dermatológica deste grupo.

    Albino Lumingo revelou ainda que, entre 2022 e 2024, cerca de 700 pessoas com albinismo foram assistidas no âmbito do programa de desenvolvimento local e combate à pobreza, e que o objectivo é atingir sete mil beneficiários até 2027, no quadro do actual plano de desenvolvimento do governo do Huambo (2023-2027).

    Por sua vez, o presidente da associação OYO-Huambo Jeiel de Freitas, enalteceu o engajamento do governo provincial nos últimos dois anos, sobretudo na resposta às principais necessidades do grupo, com destaque para a protecção da pele e da visão.

    Fez ainda um apelo ao envolvimento de todos os sectores da sociedade, sublinhando que a efectivação dos direitos das pessoas com albinismo exige união, acção e solidariedade colectiva.

    A efeméride este ano decorreu sob o lema “Exigimos Nossos Direitos: Proteja a Nossa Pele, Preserve as Nossas Vidas”, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas para aumentar a consciencialização sobre os desafios enfrentados por pessoas com albinismo em todo o mundo.