• GOVERNO DO HUAMBO REALIZA 10ª SESSÃO ORDINÁRIA PARA AVALIAR PROGRAMAS E PROJECTOS EM CURSO


    Sob orientação do Governador Pereira Alfredo, membro do governo da província do Huambo estão reunidos nesta segunda-feira 03 de Novembro na sua 10ª Sessão Ordinária, que decorre no salão nobre.

    A sessão tem como principal objectivo avaliar o grau de execução das recomendações saídas da reunião anterior e analisar o nível de progresso da implementação dos programas e projectos estruturantes em curso na província, com destaque para o Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIM).

    No capítulo dos pontos prévios, será apresentada a situação operativa da província, bem como o ponto de situação sobre o endividamento das instituições públicas e privadas com as empresas públicas ENDE-EP e EASH-EP, além da análise dos créditos pessoais e institucionais existentes no Huambo.

    Entre os temas de maior destaque na agenda constam ainda a apresentação do Plano de Vacinação para a Prevenção do Cancro do Colo do Útero, o ponto de situação sobre os médicos de medicina geral e familiar, e a apresentação do Programa de Educação Ambiental 2026–2027, iniciativas enquadradas nas acções de fortalecimento dos sectores da saúde e do ambiente.

    A sessão incluirá também um conjunto de informações sectoriais, com realce para o sector da Justiça, que abordará a síntese da visita do Comité Local dos Direitos Humanos aos centros de saúde do Lossambo, Cavongue e Casseque I, a campanha especial de registo de nascimento e emissão do bilhete de identidade “Dipanda”, bem como os concursos públicos ligados aos projectos Njila e Diversifica Mais.

    Consta igualmente da agenda a apresentação da síntese informativa sobre a arrecadação de receitas próprias referente ao mês de Setembro de 2025, além de informações sobre a greve dos oficiais de justiça em curso a nível nacional.

    A realização desta 10ª Sessão Ordinária demonstra o empenho do Governo Provincial do Huambo em reforçar a coordenação intersectorial, promover a boa governação e garantir a execução eficiente das políticas públicas, com vista à melhoria contínua das condições de vida das populações.