• GOVERNO DO HUAMBO REFORÇA COMPROMISSO COM OS SECTORES DE ENERGIA E ÁGUAS


    O governo da província do Huambo reafirma o seu compromisso com os sectores de Energia e Águas, com o propósito de garantir que cada acção governativa produza resultados concretos, assegurando a valorização dos investimentos públicos e a melhoria contínua dos serviços essenciais prestados à população.

    Este compromisso visa, em primeira instância, garantir que cada iniciativa promovida pelo Executivo Provincial gere valor real, com impacto positivo e duradouro, promovendo uma gestão sustentável, eficiente e próxima das comunidades. O Huambo pretende continuar a ser uma referência de governação conectada com os desafios e prioridades dos sectores da energia e águas.

    Como reflexo deste empenho, o Orçamento Geral da Província para 2025 contempla uma previsão superior a 100 quilómetros de rede elétrica, destinada exclusivamente à expansão da rede de distribuição domiciliar de energia elétrica. Trata-se de um projecto faseado e ambicioso, com enfoque nas zonas urbanas e periurbanas que ainda não beneficiam de cobertura energética adequada.

    Além disso, o Governo Provincial destaca a importância de um reforço da articulação entre os diferentes níveis institucionais, de modo a garantir a entrega de resultados à altura das legítimas expectativas da população.

    No domínio da água, está prevista, nos próximos três anos, a construção de 30 novos sistemas de abastecimento de água, bem como a implementação de quatro sistemas municipais de dados e controlo, que visam melhorar o acesso à água potável, particularmente em comunidades rurais e bairros periféricos.

    Apesar de muitos sistemas estarem localizados em zonas públicas e comunitárias, constata-se uma crescente procura por soluções domiciliares, com cidadãos a manifestar o desejo de ter água canalizada nas suas residências. Esta realidade deve ser considerada na definição de prioridades e mobilização comunitária.

    O Governo do Huambo lança, assim, um apelo direto às administrações municipais, onde houver presença institucional e capacidade técnica instalada, é imperativo que se demonstre maior compromisso, cooperação e proatividade. À medida que o Governo Provincial investe na expansão das infraestruturas, espera-se uma resposta institucional à altura nos territórios locais.

    Estes temas foram analisados no quadro da 6.ª Sessão Ordinária do Governo Provincial do Huambo, onde também foi abordado o levantamento da dívida das instituições públicas e privadas com a ENDE e com a Empresa de Água e Saneamento, no âmbito da responsabilidade partilhada pela sustentabilidade financeira e operacional dos serviços essenciais.