O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou nesta terça-feira (18.03.2024), interesse e total disponibilidade do executivo local, em acolher investimento privado e cooperar nas áreas de recursos minerais, hídricos, agricultura, indústria e transformação, transferência de tecnologias, e demais que forem do interesse dos investidores britânicos.
Pereira Alfredo, que falava durante a audiência concedida ao embaixador Britânico acreditado em Angola, Bharat Joshi, apresentou como potencialidades e valências para atracção de investidores no Huambo, a sua localização geográfica, a placa giratória, o corredor do Lobito, a ligação à rede nacional eléctrica e o facto da região possuir escolas e centros de formação para agricultura e o agro-negócio.
O governante aproveitou a ocasião, para dar a conhecer a realização em Setembro próximo, da Expo-Huambo, tendo convidado o diplomata e empresários britânicos a participarem do evento, que será uma oportunidade para promoção de negócios e desenvolvimento económico, com empresários e investidores nacionais e internacionais.
Por sua vez, o embaixador Britânico em Angola, Bharat Joshi, que visita o Huambo pela primeira vez, referiu que a sua agenda de trabalho de 3 dias ao planalto central, tem como objectivo identificar novas oportunidades de negócios que atraiam mais investidores Britânicos, bem como, estabelecer parcerias e constatar projectos britânicos em curso na região.
O diplomata apontou como principais zonas de interesse dos empresários britânicos, o corredor do Lobito em função das suas potencialidades, a agricultura, recursos hídricos e minerais estratégicos, o empreendedorismo, assim como, o apoio em infraestruturas geradores de empregos.
De realçar que, o segundo dia da agenda do embaixador Bharat Joshi e sua delegação, reserva uma visita ao município do Longonjo, para constatar os projectos de exploração mineira terras raras.
Testemunharam o encontro, que teve lugar no salão nobre do governo da província, delegados provinciais, administrador do município do Huambo, directores de gabinetes provinciais e quadros da embaixada britânica em Angola.