O director do Gabinete Provincial das Infraestruturas, José Morguier, afirmou nesta segunda-feira, 23 de Junho de 2025, que a campanha de divulgação do trabalho de campo na Bacia Hidrográfica do Cuanza representa um ganho significativo, ao marcar uma etapa fundamental no processo de recolha, validação e partilha de dados sobre esta importante bacia hidrográfica.
Falando em representação do governador da província, a propósito da realização do Workshop de apresentação dos resultados preliminares e campanha de mobilização para recolha e validação dos dados de campo da bacia hidrográfica do Cuanza, o responsável sublinhou que o certame reflete um compromisso concreto com a gestão sustentável dos recursos hídricos, alicerçado no diálogo aberto e na colaboração entre todas as partes interessadas. A ocasião foi também uma oportunidade para apresentar os resultados preliminares obtidos em diferentes zonas da bacia, recolher contribuições e enriquecer o processo técnico com experiências e saberes locais.
Na sua intervenção, o representante do Instituto Nacional dos Recursos Hídricos (INRH), Paulo Luteco, destacou que o evento reforça a governação participativa da água, promovendo o envolvimento inclusivo de todos os actores e assegurando que nenhuma utilização dos recursos hídricos fique invisível ou mal representada.
Já o especialista em meio ambiente e técnico do consórcio responsável pela execução do projecto, Sérgio Costa, informou que o projecto está orçado em 1 milhão de dólares, com financiamento do Governo de Angola, Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e será desenvolvido ao longo de dois anos.
Sérgio Costa destacou que a iniciativa permite georreferenciar os recursos hídricos existentes, bem como identificar a sua localização e condições, contribuindo para uma melhor tomada de decisões, nomeadamente no que diz respeito à autorização de novas captações de água, instalação de infraestruturas e melhoria da gestão nacional dos recursos hídricos.
O Workshop teve como objectivos, reforçar as capacidades de mobilização junto dos utilizadores dos recursos hídricos, promover a articulação entre os níveis central e local, bem como garantir maior eficácia na recolha e validação de dados e estimular a colaboração entre instituições, comunidades, utilizadores e técnicos.
De realçar que a Bacia Hidrográfica do Cuanza foi identificada como bacia prioritária para a validação do modelo de base de dados a ser desenvolvido. A escolha desta bacia permite testar e ajustar a estrutura do cadastro, com base em dados concretos e representativos.
O evento, que decorreu no auditório de uma das unidades hoteleiras da província, contou com a presença de delegados e directores provinciais, administradores municipais, bem como técnicos do Ministério da Energia e Águas.