A província do Huambo foi integrada no Projecto de Requalificação e Reconversão Urbana das Cidades de Angola (SONA), uma iniciativa estratégica do governo que visa transformar centros urbanos em espaços mais inclusivos, resilientes e sustentáveis.
O lançamento oficial do projecto teve lugar esta terça-feira, em Luanda, numa cerimónia que contou com a intervenção do ministro do Planeamento, Victor Hugo que considerou o Projecto SONA uma iniciativa estratégica, transformadora e a representação de um passo firme do Governo, rumo à construção de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis.
O SONA surge no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, onde o ordenamento do território e a gestão urbana assumem papel de destaque.
Além do Huambo, as cidades de Benguela e Lubango também beneficiarão da implementação do projecto.
A iniciativa aposta na modernização institucional, planeamento urbano participativo, valorização da função social da terra, bem como na utilização de sistemas modernos de gestão territorial e fundiária.
O SONA prevê ainda a promoção da autoconstrução dirigida, regularização fundiária, infra-estruturas urbanas sustentáveis, habitação amiga do ambiente e políticas de inclusão social, com enfoque na igualdade de género.
A operacionalização do projecto está a cargo do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, em articulação com os governos provinciais.