• HUAMBO FORTALECE RELAÇÕES ECONÓMICAS E EMPRESARIAIS COM A ÁFRICA DO SUL


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, defendeu nesta quarta-feira (30.07.2025), a necessidade de intercâmbio entre o empresariado local com o sul africano, aproveitando o advento do mercado global e tirar máximo proveito do potencial, capacidade técnica e tecnologia avançada que a África do Sul possui, rumo ao progresso de Angola e em particular da província do Huambo.

    Falando no acto de abertura da primeira excursão empresarial cape Town - Huambo, uma iniciativa do Consulado - Geral da República de Angola na cidade do Cabo, África do Sul em parceria com o governo da província do Huambo, Pereira Alfredo, valorizou o evento que no seu entender entra nos anais da história e simboliza a união e acções de compromisso entre Angola e África do Sul, tendo apelado os empresários e demais interessados a construírem links necessários, para fortalecer as suas capacidades de intervenção, sobretudo em sectores cruciais.

    O governante revelou na ocasião que, o Huambo dispõe de recursos naturais, terras férteis, população trabalhadora e empreendedora, sendo um polo agrícola por excelência que se destaca na produção de cereais, como o milho, trigo, batata rena e doce e outros produtos muito procurados quer no mercado interno como externo, condições e segurança necessárias para o investimento privado.

    Segundo Pereira Alfredo, os dados do Censo económico de 2021 apontam que o Huambo apresenta uma taxa de crescimento agrícola superior a 4%, o que representa uma oportunidade para o investimento privado, sobretudo no sector da agro-indústria. Avançou ainda o governante que, a província tem se destacado em outros domínios de potencialidades económicas, nomeadamente as energias renováveis, infraestruturas e outras.

    "Em termos de números o Huambo detém cerca de 3 milhões de habitantes, com aproximadamente mesmo número de áreas agricultaveis, ou seja 3.5 milhões de hectares agricultaveis, ocupando cerca de 15% da produção de cereais de Angola, elevando os níveis de produção da região e contribuição para o desenvolvimento do país" enfatizou Pereira Alfredo.

    Na sua intervenção, o director-geral adjunto para o desenvolvimento económico e turismo do governo provincial de Cabo Ocidental, Rashid Toefy, enalteceu a calorosa recepção e hospitalidade ao planalto central, e disse que a excursão empresarial honra a visão profunda, parceria de excelência e colaboração para construção de laços fortes além fronteiras.

    O responsável acentuou ainda que, o momento deve ser visto como uma oportunidade perfeita para que Angola e África do Sul, em particular as províncias visadas e seus povos, poderem caminhar juntos, reestruturando e reformulando o seu futuro.

    No primeiro dia, os participantes abordaram as políticas para atracção de investimento como elemento motivador, impulsionado o crescimento económico e desenvolvimento, quadro legal como incentivo ao investimento e o papel crucial das instituições financeiras como incentivo ao investimento, dentre outros.

    Participam do acto que decorre no auditório do CEFOJOR, de 30 de Julho a 01 de Agosto do ano em curso, membros dos governos da província do Huambo, Benguela, Bié, Huíla e da República da África do Sul, secretário de Estado para as autarquias locais, Cônsul - Geral da República de Angola na cidade do Cabo, presidente do conselho de administração do C.F.B, empresários locais, sul africanos e autoridades tradicionais.