• HUAMBO GANHA FÁBRICA DE PROCESSAMENTO ALIMENTAR


    O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, procedeu nesta quinta-feira 25 de Setembro, na província do Huambo, a inauguração de uma fábrica de processamento alimentar, instalada no polo industrial da Caála.

    A unidade fabril, implementada pela empresa IALTURC, tem capacidade para produzir mais de 200 toneladas de produtos por dia e já garantiu mais de 250 postos de trabalho diretos, maioritariamente ocupados por mão de obra local.

    Além da produção de massas, a unidade está vocacionada igualmente para o processamento de farinha de milho e de trigo.
    Na ocasião, o ministro sublinhou que a revitalização do parque industrial da província do Huambo é já um facto, realçado pelo Pólo Industrial da Caála, actualmente na fase conclusiva dos estudos de implementação.

    Ainda no mesmo acto, realizado no município da Caála, José de Lima Massano, na companhia do Governador Pereira Alfredo, procedeu à entrega de meios de mecanização ligeira destinados à agricultura familiar, no âmbito dos programas Transforma Aqui e Osi yetu, que vão beneficiar 18 cooperativas e empresas agrícolas.

    José de Lima Massano reiterou o compromisso do Executivo em continuar a apoiar o sector produtivo, fornecendo os meios necessários para o alcance da segurança alimentar, do bem-estar social e do progresso económico do país.

    Por sua vez, o governador da província do Huambo, destacou que este momento duplo, a inauguração da fábrica e a entrega de equipamentos agrícolas, simboliza a concretização de um sonho para os operadores económicos e industriais, bem como uma vitória para os camponeses.

    Pereira Alfredo, realçou que a nova unidade produtiva responde ao compromisso do Presidente da República, João Lourenço, de estimular a produção nacional, reduzir importações e promover a diversificação da economia, contando com o envolvimento do governo local, empresas privadas e demais agentes produtivos.

    Na mesma linha, a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, informou que, além do financiamento em meios de mecanização avaliados em mais de 800 milhões de kwanzas, a instituição apoiou também uma fazenda âncora no município da Caála, com 500 milhões de kwanzas, para impulsionar os pequenos agricultores.

    A responsável garantiu que o programa terá continuidade, prevendo o financiamento de mais de 3 mil equipamentos agrícolas em fases subsequentes, tranquilizando os agricultores que ainda aguardam pela sua vez.

    Testemunharam o acto o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, secretários de estado, vice-governadores, dentre outras individualidades.