A província do Huambo está a criar todas as condições necessárias para acolher, de 2 a 5 de Setembro de 2025, o 14.º Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas.
A propósito foi realizado nesta quarta-feira, 27 de Agosto, um encontro de alinhamento orientado pelo governador provincial, Pereira Alfredo, que apelou ao envolvimento das áreas afins para garantir o êxito do evento.
O programa do encontro nacional será abrangente, incluindo sessões de carácter consultivo, inaugurações e consignações de infraestruturas relevantes do sector, com destaque para a central fotovoltaica do Bailundo e a rede de distribuição de média e baixa tensão da Chicala Choloanga, bem como a consignação de novas linhas de transporte de energia em vários municípios da província.
Para o governador, o Conselho Consultivo constitui uma oportunidade para o Huambo apresentar o estado actual do sector da energia e águas na província, abrangendo os projectos concluídos, em execução e em carteira, reforçando a necessidade de maior alinhamento entre as iniciativas locais e nacionais.
Participaram do encontro, que teve lugar no salão nobre do governo, o vice-governador para o sector político, social e económico, delegados e directores provinciais, administradores municipais, directores e representantes de empresas tuteladas pelo ministério da energia e águas, assessores e consultores do governo da província do Huambo.