A primeira pedra para a construção da sede do Secretariado do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) na província do Huambo foi lançada nesta quarta-feira 19 de Novembro, numa cerimónia em que a directora do gabinete de Comunicação Social Emília Neves, representou o Governador Pereira Alfredo.
Na sua intervenção, Emília Neves reafirmou o compromisso do governo do Huambo com a valorização e o fortalecimento da classe jornalística, destacando que o acto histórico constitui uma demonstração clara do apoio institucional aos profissionais da comunicação.
A responsável sublinhou ainda que o Executivo provincial tem defendido a necessidade de um diálogo permanente com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, reconhecendo o papel fundamental da classe na divulgação das acções governativas e no desenvolvimento do Planalto Central.
O secretário-geral do SJA, Pedro Miguel, agradeceu o apoio do governo do Huambo pela cedência do terreno para a construção da infraestrutura, destacando que a futura sede concretiza um sonho que acompanha o sindicato há mais de 30 anos.
O projecto localizado no bairro da Aviação, arredores da cidade do Huambo, prevê a construção de um edifício de três pisos, que incluirá gabinetes administrativos, restaurante, auditório com capacidade para 135 pessoas e uma área de hospedagem. A obra está orçada em mais de 320 milhões de kwanzas.
O acto contou com a presença da administradora municipal adjunta para o Sector Técnico e Infraestrutura, Arabela Costa, da Presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, de responsáveis de órgãos de comunicação social, jornalistas e representantes do sindicato das províncias do Namibe, Huila e Bié.