A província do Huambo vai beneficiar nos próximos dias, da construção de cinco novas escolas de 12 salas de aula cada, no quadro da implementação do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II), de um total de sete infraestruturas previstas.
O compromisso foi reafirmado quarta-feira dia 12 de Novembro, durante um encontro de trabalho realizado entre o Governado do Huambo Pereira Alfredo, e a Ministra da Educação, Luísa Maria Grilo, onde foi assegurado que todas as condições técnicas e administrativas estão criadas para o arranque das obras.
No domínio do apetrechamento das instalações escolares, o Governador Pereira Alfredo, revelou que a província recebeu até ao momento 39.494 carteiras escolares, o que representa 36% do total previsto (109.366 unidades), tendo solicitado à titular do Ministério da Educação a aceleração da entrega das carteiras em falta, de modo a garantir melhores condições de acomodação e aprendizagem nas escolas.
Pereira Alfredo, destacou ainda a escassez de manuais escolares, com maior défice nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Ciências da Natureza, pedindo o reforço das quantidades para atender os mais de 600 mil alunos matriculados no ensino primário no presente ano lectivo, a nível do ensino público e privado.
Durante o encontro, o governador sublinhou igualmente a necessidade da reabilitação e reequipamento das instituições técnicas e politécnicas da província, entre as quais o Instituto Técnico Agrário do Huambo e o Instituto Politécnico do Cachiungo. Destacou ainda a importância da implementação do Projecto de Agregação Pedagógica e Técnico Profissional, que visa formar novos professores e técnicos locais, contribuindo para a melhoria do ensino e o desenvolvimento socioeconómico da província.
O encontro terminou num ambiente de cooperação e compromisso entre o Ministério da Educação e o Governo Provincial do Huambo, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e assegurar melhores condições de aprendizagem para milhares de alunos da região.