O ministro da agricultura e florestas, Isaac dos Anjos, procedeu na manhã desta quinta-feira (24.04.2025), na província do Huambo, a apresentação da nova direcção geral do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) afecto à UJES, titulada por Moisés Nunda.
No acto testemunhado pelo governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, o número um do departamento ministerial esclareceu que o impedimento de fuga de quadros, aumento da capacidade de mobilidade institucional, bem como, a tentativa frustrada de fusão do IIV e o Instituto de Investigação Agronómica (IIA) em numa só, como as principais razões que levaram a não nomeação efectiva de um corpo directivo a instituição por um período de quase 3 anos.
O ministro Isaac dos Anjos, anunciou na ocasião, a reabilitação nos próximos tempos da faculdade de medicina veterinária afecta a UJES e as instalações do IIV, instituições que no seu entender vão concretizar o grande desafio de alimentar Angola, tendo apelado ainda no encontro, para que as mesmas partilhem conhecimentos, promovam estágios, trabalhos curriculares e científicos.
O titular da pasta ministerial solicitou aos demais quadros e colaboradores da instituição, maior colaboração para manter a instituição nos carizes.
Na sua intervenção, o governador Pereira Alfredo, incentivou o novo director - geral e todo o corpo directivo da instituição, a exercerem as suas funções baseando-se nos princípios da congregação, coordenação e cooperação com os colegas, sobretudo os mais experientes.
Por sua vez, o director-geral do IIV, Moisés Nunda, disse estar ciente dos desafios e missão do cargo, e manifestou total disponibilidade em colaborar com todos, tendo feito um diagnóstico que vai exigir maior atenção no reforço da investigação médico-veterinária e exotécnica ao mais alto nível, recuperar a essência do laboratório central, faculdade de medicina veterinária, criar um maior espaço de integração, carteira actualizada de projectos de investigação, inovação e respeito mútuo entre os colaboradores.
Testemunharam o acto, membros do governo da província do Huambo e do ministério da agricultura e florestas, PCA do FADA, directores nacionais e órgãos tutelados pelo ministério, académicos, quadros seniores e demais técnicos do IIV e IIA.