• INVESTIGADORES HÚNGAROS NO HUAMBO PARA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO


    Uma equipa de investigadores provenientes da Hungria, encontra-se na província do Huambo para a produção de um documentário cinematográfico que retrata a natureza e a história de Angola, no âmbito das celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional e do cinquentenário das relações diplomáticas entre Angola e a Hungria.

    O encontro de boas-vindas decorreu nesta segunda-feira, 15 de Setembro, na sala técnica do governo provincial do Huambo, orientado pela diretora do gabinete de comunicação social, Emília Neves, em representação do vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, que desejou êxitos à equipa na missão ao planalto central.

    Na ocasião, o diretor do gabinete provincial da cultura e turismo, Jeremias Chissanga, destacou a diversidade cultural da região, em particular do reino do Bailundo, sublinhando que a iniciativa vai contribuir para a divulgação da diversidade cultural local e atracção turística.

    Já o responsável da delegação, Peter Herz, explicou que o documentário que será produzido, será uma homenagem ao explorador húngaro Ladislau Maior, figura de relevância histórica, etnográfica e geográfica tanto para Angola como para a Hungria.

    Segundo avançou, o roteiro da produção, incluirá passagens pelo Reino do Bailundo, e ao município do Mungo, antes de seguirem viagem para as províncias do Bié e da Huíla.