O vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, enfatizou nesta sexta-feira (20.06.2025), que o produto financeiro "Transforma Aqui" é uma oportunidade para os agricultores e cooperativas aumentarem a sua renda, tanto por via da agregação de valores na sua produção, expansão dos seus mercados como para o surgimento de várias marcas locais.
Falando em representação do governador Pereira Alfredo, no acto formal de lançamento do Transforma Aqui, Angelino Elavoco, l sublinhou o papel estratégico do Huambo na agricultura nacional, sendo uma das cinco províncias com maior produção de cereais, leguminosas, raízes e tubérculos, e com mais de 350 mil famílias envolvidas na actividade agrícola, tendo igualmente referenciado os sinais animadores em culturas emergentes, como o trigo e o café arábica.
Angelino Elavoco, enfatizou a importância da ligação entre agricultura e a indústria, permitindo que os excedentes agrícolas sejam transformados localmente, gerando valor acrescentado, postos de trabalho e marcas regionais com identidade própria.
“O programa Transforma Aqui surge como uma ferramenta decisiva para impulsionar a transição da agricultura familiar para um modelo orientado ao mercado, através do acesso a financiamento (via FADA), tecnologia, infraestruturas e instrumentos de apoio à produção e comercialização”, destacou o vice-governador.
Já o secretário de estado para a indústria, Carlos Rodrigues, acentuou que, a iniciativa surge como resposta concreta às exigências da diversificação económica, assumida como prioridade nacional, promoção de uma industrialização inclusiva e sustentável, particularmente nas zonas rurais, assim como, mitigar o constrangimento da excessiva dependência da indústria nacional a importação de matéria-prima.
Carlos Rodrigues, disse ainda na sua intervenção que, o "Transforma Aqui", é uma iniciativa piloto, cujo o sucesso dependerá do empenho de todos os envolvidos, e espera que seja em curto prazo expandido e transformado em programa de dimensão nacional, replicando-se em todas as províncias do país e articulando com outras políticas públicas.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) é a entidade responsável pela operacionalização financeira do programa, tendo criado o produto de crédito “Transforma Aqui”, destinado ao financiamento de infraestruturas e equipamentos para transformação, embalamento, conservação e comercialização de produtos agrícolas.
O crédito estará acessível a micro, pequenas e médias empresas, com limites de financiamento que variam entre 250 e 800 milhões de kwanzas, consoante a tipologia da empresa.
O acto de lançamento ficou igualmente marcado com a realização de uma feira onde foram expostas as principais potencialidades agrícolas da região.