• LANÇADO PRÉMIO HUAMBO DE JORNALISMO EDIÇÃO 2025


    O governo provincial do Huambo, por via do seu gabinete de Comunicação Social, procedeu nesta sexta-feira (11.07.2025), ao lançamento oficial da Edição 2025 do Prémio Huambo de Jornalismo. A iniciativa visa valorizar o exercício da actividade jornalística e reconhecer o mérito dos profissionais da comunicação social da província.

    Durante a conferência de imprensa, realizada no auditório do governo da província, a directora do Gabinete de Comunicação Social e coordenadora da Comissão Organizadora, Emília Neves, sublinhou que esta edição será marcada por um maior rigor na avaliação dos trabalhos, exigindo-se criatividade, profundidade investigativa e relevância social nas peças submetidas.

    Entre as principais novidades desta edição, destacam-se, a premiação única por categoria, e a introdução de duas novas categorias, Imagem em movimento (vídeo) e prémio Carreira, destinado ao reconhecimento de um profissional com trajectória notável no jornalismo.

    A entrega dos trabalhos, segundo a coordenadora da comissão, vai decorrer de 11 de Julho a 21 de Outubro de 2025, devendo os concorrentes apresentar uma peça jornalística por candidato.Os materiais devem ser entregues em envelope A4 lacrado, contendo Identificação do candidato, Identificação do destinatário (Corpo de Júri), a peça jornalística em formato físico (recortes de jornal/revista) ou digital (CD, DVD, HD, pendrive), com o respetivo título e data de publicação.

    A gala de premiação está agendada para o dia 21 de Novembro, enquadrada nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
    O presidente do Corpo de Júri, Hélder Chipindo, assegurou que o processo de avaliação será conduzido com rigor científico, imparcialidade e transparência, respeitando os normativos do exercício jornalístico, e reiterou o compromisso em ver triunfar o mérito e dignificar a classe.

    Estiveram presentes na cerimónia membros do corpo de júri, directores de órgãos de comunicação social públicos e privados, representantes do sindicato dos jornalistas, bem como distintos profissionais do sector.