Aconteceu nesta quarta-feira 03 de Setembro, no município do Ucuma província do Huambo, a cerimónia de assinatura dos Autos de Consignação do Projecto de Electrificação dos municípios do Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Alto Hama, Londuimbale e do sector da Chipipa.
O acto foi orientado pelo Secretário de Estado da Energia, Arlindo Carlos, que na presença dos vice-governadores da província do Huambo, destacou que o projecto vai disponibilizar energia eléctrica de fonte limpa e sustentável, contemplando uso doméstico e industrial.
Em representação do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o governante sublinhou que a conclusão do projecto permitirá criar condições para o acesso ao ensino nocturno, incentivar iniciativas de auto-emprego, tendo reforçar a importância do pagamento do consumo de energia, bem como da protecção dos bens públicos contra os actos de vandalismo.
Avaliado em mais de 60 milhões de dólares, o projecto terá a duração de 12 meses e contempla a construção de linhas de transporte, instalação de 15 postos de transformação, luminárias públicas e mais de 4.000 ligações domiciliárias. Estima-se que venha a beneficiar directamente mais de 400 mil habitantes.
Estas infraestruturas terão um impacto social e económico significativo, elevando a qualidade de vida das populações, criando empregos directos e indirectos, dinamizando a economia local com o surgimento de novos negócios e potenciando outros sectores estratégicos da vida nacional.
Trata-se de um investimento que confirma a prioridade do Executivo na electrificação do país, conforme inscrito no Plano Nacional de Desenvolvimento, como eixo fundamental para o progresso sustentável de Angola.