O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, procedeu a entrega na manhã desta segunda-feira 1 de Setembro, dois laboratórios no Liceu Comandante Vilinga, destacando que os novos equipamentos representam melhores condições para conciliar a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem.
O governante assegurou que o executivo local, em cooperação com o Ministério da Educação, está a lançar o desafio de apetrechar mais escolas com laboratórios e outros meios pedagógicos, numa aposta firme na melhoria das condições do sector.
“À margem disto, vamos continuar a investir na área das tecnologias de informação e comunicação, de modo a que os nossos estudantes desenvolvam habilidades, atitudes e competências que lhes permitam enfrentar não apenas o mercado de trabalho formal, mas também adquirir capacidade investigativa”, sublinhou o governador.
Na ocasião Pereira Alfredo, incentivou ainda os professores a utilizarem os laboratórios de acordo com as regras universais do ensino científico, salientando que os equipamentos disponibilizados correspondem a padrões internacionais.
Por sua vez, o diretor da instituição, Teodoro Tayengo, informou que os novos laboratórios, com capacidade para albergar mais de 37 alunos, representam um passo importante na abertura de talentos e na promoção da inovação, respondendo às exigências actuais do sistema de ensino.
Os laboratórios, destinados às disciplinas de Química e Física, estão equipados com material moderno para experiências nas áreas de ótica, eletricidade, termodinâmica, mecânica de fluidos, calorimetria e reagentes químicos, entre outros.