Cento e cinquenta parteiras tradicionais do município do Cachiungo, província do Huambo, participaram de numa acção formativa sobre saúde sexual e reprodutiva, responsabilidade parental, importância do registo de nascimento e alimentação nutritiva das famílias.
A formação uma iniciativa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), em parceria com o governo do Huambo, visa reforçar o papel da parteira tradicional na promoção da saúde materno-infantil, fortalecer a responsabilidade parental e desenvolver competências familiares, garantindo maior qualidade na prestação de serviços comunitários.
O MASFAMU tem trabalhado com as parteiras tradicionais como parceiras estratégicas no cuidado às famílias, desde o acompanhamento do parto, encaminhamento às unidades sanitárias, até à promoção de hábitos alimentares saudáveis, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas comunidades.
Depois de concluírem a formação, as parteiras tradicionais foram contempladas com kits profissionais, para uma melhor assistência as mulheres gestantes.
O ciclo formativo segundo a directora do gabinete provincial da acção social, família e igualdade do género, Fátima Kawewe, está inserido no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional, integrando o Programa de Igualdade de Género e as ações prioritárias de consciencialização para a saúde sexual e reprodutiva.