Mais de 4 mil crianças dos 17 municípios que compõem a provincia do Huambo, participaram nesta segunda-feira, (30.06.2025), da marcha de repúdio contra á violência infantil, promovida pelo governo provincial do Huambo, através da direcção dos serviços locais do Instituto Nacional da Criança (INAC), sob o lema, "Municipalização dos 11 Compromissos, Criança Protegida, Nação Fortalecida".
A marcha que teve como ponto de partida a rotunda do mercado municipal, percorreu as principais artérias da cidade e contou com a presença do vice-governador para o sector político social e económico, Angelino Elavoco, em representação do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo.
Na sua intervenção, Angelino Elavoco, disse que o governo angolano e em particular o governo da província do Huambo, tem vindo a reforçar a sua acção no sentido de prevenir, proteger e promover os direitos da criança, com objectivo de assegurar o seu desenvolvimento físico, emocional, psicológico, social e cultural.
Angelino Elavoco, reiterou a importância do engajamento de todos, a começar pelos pais e encarregados de educação, que tomem a primeira linha neste exercício de proteger as crianças.
"Os assuntos ligados á criança não devem ser lembrados, discutidos ou tratados apenas no mês de Junho, estamos a encerrar as jornadas, mas a agenda com a criança continua", sustentou o governante.
Por sua vez, o director dos serviços provinciais do INAC, Eusébio Evaristo, fez saber que o sector que dirige registrou de Janeiro a presente data, perto de mil e quinhentos casos de violação dos direitos da criança, tendo exortado na ocasião a proteção da criança de uma maneira eficaz e global, não permitindo que seja estigmatizada, negligenciada, para que não atrapalhe no seu desenvolvimento.
Participaram da marcha, administradores municipais adjuntos, magistrados judiciais e do ministério público, entidades religiosas, representantes da word vision e aldeias de crianças sos, fundação Piedoso e sociedade civil.