• MARCHA NO HUAMBO ASSINALA O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS NAS ESTRADAS


    O vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas Edgar Hilário, apelou neste Domingo 16 de Novembro, à consciencialização dos cidadãos para a prevenção e responsabilidade no trânsito, transformando a data num momento de reflexão e de contributo para a construção de uma verdadeira cultura de paz nas estradas.

    Falando em representação do Governador Pereira Alfredo, durante o acto provincial alusivo ao dia Mundial em Memória das Vítimas nas Estradas, Edgar Hilário destacou que a sinistralidade rodoviária continua a ser um dos maiores desafios para governos em todo o mundo. Em Angola, afirmou, a preocupação é igualmente partilhada e constitui prioridade do executivo local, tendo em conta que o fenómeno desestrutura famílias, ceifa vidas, causa danos ao património público e privado e representa elevados custos financeiros para o Estado.

    O governante reafirmou o compromisso do governo provincial em envolver todos os segmentos da sociedade na busca de soluções para a redução dos acidentes de viação, apelando à participação activa das instituições, forças políticas, organizações juvenis, empresários, artistas, agentes culturais, religiosos e autoridades tradicionais.

    No relatório relativo ao período de Novembro de 2024 até à presente data, o secretário do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, superintendente Abílio Cacumba, informou que foram registados, em toda a extensão territorial do Huambo, 767 acidentes, dos quais resultaram 237 mortos e 988 feridos.

    O evento contou com a participação de membros do governo, distintos actores sociais provenientes dos 17 municípios da província e foi marcado pela deposição de uma coroa de flores e pelo lançamento de balões em homenagem às vítimas de acidentes nas estradas, cerimónia realizada na Avenida Norton de Matos, no cruzamento entre o Centro Cultural e a antiga casa azul